sábado, 12 de fevereiro de 2011

Coração de Tinta

É o primeiro livro de uma trilogia escrita pela alemã Cornélia Funke, lançado aqui no Brasil em 2006 pela Companhia das Letras. A história continua com Sangue de Tinta e Morte de Tinta, também já publicados no Brasil.
A aventura começa em uma noite chuvosa quando a pequena Meggie de doze anos percebe que um homem estranho esta olhando para sua casa. Meggie mora com o pai, um encadernador de livros, ou como Meggie prefere “médico de livros”; Mo, como Meggie o chama, é um apaixonado por livros assim como Meggie. A casa tem livros em todos os cantos, tomando grande parte do espaço, inclusive na cozinha e até banheiro.
O misterioso homem se apresenta como Dedo Empoeirado, um manipulador de fogo, e chamando o pai de Meggie de Língua Encantada lhe adverte sobre um perigoso homem Capricórnio e algo sobre um livro.
Na manhã seguinte, Mo avisa Meggie que eles farão uma viagem a trabalho para a casa da tia de Meggie, Elinor. Um pouco relutante e desconfiada Meggie arruma seu pequeno baú onde guarda seus livros favoritos e se prepara para a partida, mas para sua surpresa o estranho Dedo Empoeirado convence Mo a levá-lo consigo,e junto dele, dentro de sua mochila, Gwin, uma marta com chifres.
O grupo logo inicia sua viagem no ônibus de Mo em direção ao Sul, e logo chegam à mansão de Elinor. A tia de Meggie logo se mostra uma pessoa séria e arrogante, e mesmo não gostando de crianças aceita a presença de Meggie que também não gostou da irmã da mãe, entretanto Elinor também seja uma apaixonada por livros exemplo disso é a sua colossal biblioteca que encanta Meggie.
O objetivo de Mo é esconder um livro chamado Coração de Tinta na biblioteca de Elinor para despistar Capricórnio, mas o plano falha: Os homens de Capricórnio invadem a casa e levam o livro e Mo.
Meggie descobre que o livro que os capangas de Capricórnio levaram era outro, pois Elinor havia ficado com o livro por causa de sua raridade. Quando Dedo Empoeirado aparece, Meggie lhe implora para levá-la até a aldeia de Capricórnio para entregar o livro e salvar Mo.
Ao chegarem na aldeia os três são levados até Capricórnio que pega o livro de Meggie e manda prender ela e Elinor. Nesse momento as duas descobrem que Dedo Empoeirado estava trabalhando para Capricórnio para conseguir o livro.
Levadas por Basta, um dos capangas de Capricórnio, as duas são colocadas em uma prisão onde reencontram Mo.
Mo resolve então revelar o segredo por trás de toda aquela agitação: Quando Meggie tinha três anos, certa noite enquanto lia Coração de Tinta para Meggie e a mãe dela, algo incrível aconteceu: Dedo Empoeirado, Basta e Capricórnio saíram do livro e em troca a mãe de Meggie desapareceu. Assim desde esse dia, Mo jurou que nunca mais leria em voz alta de novo.
O objetivo de Capricórnio é usar as habilidades de Mo para conseguir riquezas e poder, além de reunir todos os exemplares de Coração de Tinta para evitar que Mo possa fazê-lo voltar a sua história. Dedo Empoeirado, porém quer o livro apenas para voltar para seu mundo, mas logo percebe que foi enganado por Capricórnio. Mo deseja ter um exemplar para tentar trazer sua mulher de volta.
Dedo Empoeirado, ao ser traído por Capricórnio, que manda queimar todos os exemplares do livro, ajuda os três a fugirem. Com todos a salvo, Elinor dá a Mo o endereço de Fenoglio, o autor de Coração de Tinta, na esperança de que este ainda tenha um exemplar do livro.
Mas Capricórnio não desiste e prende Meggie e Fenoglio. Nesse tempo, Meggie descobre que também pode dar vida as palavras de um livro, e que sua mãe está neste mundo, embora tenha voltado muda e é uma das criadas de Capricórnio.
Capricórnio deseja trazer um maligno amigo de volta: Sombra, mas Fenoglio escreve outra história de Coração de Tinta para Meggie modificando algumas partes, ao ler Meggie traz Sombra, que de acordo com a nova história se vingará de todos que fizeram o mal neste mundo; Capricórnio morre e todos os seus ajudantes desaparecem conforme o que Fenoglio modificou no livro. Fenoglio, porém desaparece.
Dedo Empoeirado parte com Gwin e Farid, um menino que Mo tirou do livro A Ilha do Tesouro quando forçado a ler por Capricórnio; Basta e a “Gralha” mãe de Capricornio, por uma desconhecida razão não desapareceram e fogem.
Com a mãe de volta Meggie finalmente tem sua família completa, eles partem para a casa de Elinor junto de outras criaturinhas que saíram do livro. A mansão de Elinor, antes vazia e solitária, abriga a todos e Meggie sente surgir o desejo de tornar-se uma escritora, de forma que possa escolher as palavras certas para ler para sua mãe, sem que nenhum mal aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário